quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Revista Time elege 'o manifestante' como a personalidade do ano de 2011


                                        
Time elegeu, como a personalidade do ano de 2011, a figura do 'manifestante', simbolizando todas as pessoas que participaram dos diversos protestos ocorridos ao redor do mundo durante o ano. "Ninguém poderia saber que quando um vendedor de frutas na Tunísia colocou fogo em si mesmo, em uma praça pública, incitaria uma onda de protestos que iria dar início a uma série de dissidências. Em 2011, os manifestantes não apenas expressaram suas reclamações, eles mudaram o mundo", ressalta trecho da publicação, justiticando a escolha.

Fotos de diversos manifestantes estampam a edição da revista, com depoimentos sobre as rebeliões. "A praça Tahrir era onde eu deveria estar", disse Ahmed Harara, dentista egípcio que participou do movimento para a queda de Mubarak e perdeu seus dois olhos. "O que nós estamos tentando mudar, o sistema em si, são coisas que vão afetar meus filhos, quando eu os tiver, e afetam meus avós. É sobre todo mundo", ressaltou Chelsea Elliott, que acampou no "Occupy Wall Street".

Outras personalidades que foram cotadas para ilustrar a capa da Time foram o artista chinês Ai Weiwei, o oficial que participou da captura de Osama Bin Laden, William McRaven, a princesa Kate Middleton e o político norte-americano Paul Ryan.

Com informações do UOL.