Oceanos na beira de uma catástrofe
Os oceanos do mundo estão confrontados com uma perda sem precedentes de espécies, comparável às grandes extinções em massa da pré-história, sugere um grande relatório. Os mares estão degenerando muito mais rápido do que jamais previram, diz o relatório, devido ao impacto cumulativo de uma série de graves tensões individuais, que vão desde o aquecimento do clima e a acidificação da água do mar, a poluição química e a sobrepesca generalizada grave.
A união desses fatores está agora ameaçando o ambiente marinho com uma catástrofe "sem precedentes na história humana", de acordo com o relatório, a partir de um painel de cientistas marinhos reunidos em Oxford no início deste ano pelo Programa Internacional sobre o Estado do Oceano (IPSO) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
A sugestão forte feita pelo painel é que a extinção potencial das espécies, desde peixes de grande porte até corais minúsculos, é diretamente comparável com as cinco grandes extinções em massa no registro geológico, durante os quais muito dos seres vivos do mundo morreram. Eles vão desde o "evento" Ordoviciano-Siluriano de 450 milhões de anos atrás, até a extinção do Cretáceo-Terciário de 65 milhões de anos atrás, que se acredita ter dizimado os dinossauros. O pior deles, o evento no final do período Permiano, 251 milhões de anos atrás, pode ter eliminado 70 por cento das espécies em terra e 96 por cento de todas as espécies no mar.
Fonte: The Independent
BUFFER POUPE SEU TEMPO
-
FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO
TUDO PRA SUA FESTA
PENHA 21 964255578
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário